São Paulo: Mar de gente!




No meu mar!


Entrei no trem, maravilhas de Luz 
não era para naufragar, a agitação desse mar é assim.


Cheguei em casa e comprei o ingresso da Festa de São João.
festas encantadoras, me lambuzo de pé de "moleque", como é bom.

Entreguei um pacote de feijão, um de farinha e um kilo de açúcar
e mesmo assim a prenda não ajudou na mandinga.

Enfezei, subi descalça e mergulhei no mar! 
Piuiiiiiii! Estação Guaianazes!
Tô prestes a desmaiar

Um mulatinho fogoso que come comigo na tigela, 
de sapato vermelho
me bolina na cestaria de idéias.

Minha gata é a mesma da Pagú
É safada e corriqueira... 
Trepa na trave do galinheiro e pede angú

Seu glamour é o rabo: agarra feito serpente
mandinga de idéias no meu mar, sede de gente

Encontro camaradas com os milhões de palavras do nosso vocabulário... 
eu mesma quero atrapalhar, e admiro quem se deixa embasbacar.

Mas admiro o parrudo que sobe o morro e pinta a cara de café
o cara predestinado, residente de um espaço especial, 
conversa com os poetas, com os donos de apitos, apertadores de buzinas 
os gestores da ordem "natural". 

Canta, bebe e dança com as pretinhas
mas só consente quando abre sua janela e observa a música objetiva.

Toda e qualquer explicação premeditada do estranho 
sou a primeira a indagar!

Termos desconhecidos que precisam ser C O N H E C I D O S
não se tem daquela telefonada direta ao detentor do vocabulário
- Que qué isso? Que profissão ou produto pós-moderno é isso?

Não, não cabe.

Cabe é ficar assim, não querendo demonstrar ignorância 
na presença do instruído senhorzinho, calar-se, mas dai e pra si, 
sair para a lavoura dos livros que ensinam perseverança

Desalinhada, sonolenta, empenhada a ponto de resolver...
já no morro,  apanhar flores no céu das estórias das crianças,
e ver a cidade nascer

Mesmo desconhecendo o trânsito, os apitos e as lambretas
colocar-se no caminho para chegar às estrelas...

Aprendi isso aqui em meu mar,
E isso é pra não naufragar.




Matilda Serpente

São Paulo, 17 de junho de 2009
(Época de congresso da UNE)

Comentários