A Mentira!





A Mentira é a suspeita do falso, do não verdadeiro ou negação do conhecimento de alguma coisa que é verdadeira. Com a mentira você engana, iludi, ludibria. Você sabe que o termo "mentira" é uma oposição a verdade - é o antônimo da verdade, sendo portanto a pessoa acostumada a mentir mentirosa, recebendo este adjetivo pejorativo em sua vida. Contar uma mentira com sarcasmo afim de que uma pessoa acredite é sinônimo de enganar, além de ser malicioso em relação à outra pessoa é um ato imoral ou criminal.
A mentira existe na vida de todo o ser humano.
Podemos classifica-las em diferentes níveis desde as inofensivas que possuem uma boa intenção, até as que irão prejudicar outra pessoa em vingança e maldade.
É fundamental que se perceba qual tipo de mentira está contando a mentira em excesso ou de forma compulsiva pode ser sinal de um transtorno psicológico chamado Mitomania. Diferente do mentiroso simples que p faz só para se livrar de uma situação o mentiroso compulsivo, não tem nenhum objetivo ao mentir, faz isso mesmo quando não está sobre pressão social. O mitomaníaco usa a mentira como uma ferramenta de consolo, pois assim sente-se mais satisfeito e calmo consigo mesmo, mascarando as suas angústias.
Bem, como a mentira tem pernas curtas... Devemos acreditar no ditado popular e acreditar que toda mentira, mais cedo ou mais tarde, acaba por ser descoberta!
Eu adoro contar essa expressão as minhas crianças como uma lição para as de que não vale a pena mentir.


Comentários