Ah essa nova GERAÇÃO DE MULHERES! (Parte 2)

    
                          
                                           Tarefa dada NÃO é tarefa cumprida!

"Tarefa dada é tarefa cumprida!" alguém ai já ouviu essa expressão? Quer compartilhar opinião??? Pois bem, ouvi muito essa frase durante minha militância na juventude e ouço ainda alguns jovens reproduzindo isso por ai. Vou falar um pouquinho sobre isso aqui. Como estou corrigindo e melhorando o blog, devo dividir coisas, potencializar, mexer remexer, aiiiiinnn tem textos grandes demais e quero que imaginem as cenas corretas do que quero passar, entendam melhor e vejam se já passaram por tais situações, conversem comigo, etc., é provável que exista quem já tenha tido tais sensações e opiniões ou talvez tudo aqui do blog seja muito específico às mulheres, jovens, estudantes, movimentos sociais ou partidos políticos e suas organizações de juventude, os que defendem a educação, ativistas, etc., ainda assim, é extremamente importante e o faço com muito amor, vontade e desejo que tudo que penso toque o coração de muitas pessoas que fazem ou desejam fazer movimentos sociais.  Afinal, aqui deste lado existe uma mãe de uma adolescente ativista, feminista, despojada, sonhadora nascida e criada no ativismo e que possui a candura das que lutam com esperança por justiça para tod@s, sem contar na professora cheia de bravura que não desiste de lutar e brigar com seus alunos pelo justo e pelo melhor de cada um.
Mas vamos lá, a expressão “tarefa dada é tarefa cumprida” geralmente é um pragmatismo político de liderança. O que é isso? A política nada mais é que um espaço de troca de interesses, a palavra Pragmatismo vêm das ideias que prega que a validade de uma doutrina é determinada pelo seu bom êxito prático, baseadas nas ideias filosóficas e metafísicas de Charles Sanders Peirce (1839-1914) e William James (1842-1910). A palavra Política no wikipédia surge do Grego: πολιτικός / politikos, significa "de, para, ou relacionado a grupos que integram a Pólis ", sendo denominada como a arte ou ciência (viram isso - arte ou ciência aeeee), da organização, direção e administração de Nações ou Estados. Mas quando esse sentido da palavra surge lá atrás, não se tinha um regime democrático como conhecemos (um pouco) hoje (no Brasil abafa!).  Quando estamos em um regime democrático, a Política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou sua militância. Bem, juntando as duas palavras podemos dizer que pragmatismo político é o desdobramento prático de grupos que dirigem orgãos públicos ou instituições de assuntos públicos. 
Acontece que quem estuda um pouco política sabe que há vários grupos com visões e interesses antagônicos (contrários, opostos, incompatíveis), logo os que defendem o pragmatismo estão de um lado buscando apenas lucros ou resultados numéricos, e os que defendem a política que hoje é democrática e participativa, estão de outro. São visões antagônicas que agora é moda tentar incorporar uma a outra, esquecendo-se de que os resultados são feitos de pessoas, de carne e ossos e principalmente de gente como nós: Humildes e cheios de erros, por causa de um sistema educacional que não desenvolve o ser humano completo. Então como posso definir pragmatismo político como coisa boa? Dizem que dá. Ok. Mas tomem cuidado. Se uma liderança chegar em você e for extremamente pragmática, ou seja, estiver falando só de resultados práticos, certamente essa pessoa está usando toda a sua boa fé, sua esperança e vontade de realizar projetos sociais para obter números de filiações, valores de ajudas de custo, premiações de instituições e editais e o pior: estão te abandonando! Geralmente pessoas pragmáticas distorcem Maquiavél e vomitam a falácia de que "os fins justificam os meios" cuidado!
Quem é camarada e parceir@ não te deixa resolver sozinha e chega atrasad@ cobrando resultados. Dediquei doze anos da minha vida em São Paulo a uma causa militante e social que me atrasou em diversos aspectos da minha vida social, não que eu tenha acertado em me jogar nesse labirinto que é a vida política, mas eu confiei em pessoas que diziam amar o Planeta, os Fins Sociais e a Benevolência. Vejo jovens no Brasil inteiro sonhando com carreiras políticas afim de ajudar nosso país que esta um caos, sonham e enxergam a importância de lutar juntos em uma organização de juventude com credibilidade na História Brasileira... Sei bem o que é isso. Eu mesma filiei grandes figuras para o meio, mas é preciso estar atent@, vigiante e confiar pouco em pessoas que organizam projetos com bordões antigos e que você não entende. Na dúvida do que a pessoa está falando, pergunte a ela o que significa, leia muito sobre o assunto e não se deixe influenciar por falsos líderes. Faça como alguém que está em reeducação alimentar: Não entendeu o que está escrito na composição do alimento - Não coma! Não entendeu a frase - Não compre a idéia! Discorde filosoficamente e ideologicamente – diga Não! E se alie ao que de fato te representa e deixa feliz. Precisamos aprender fazer política sem manipulação, sem mentiras e com muito diálogo e amor! Chega de políticos hipócritas e líderes sem conhecimento de causas.
Resista só assim as coisas melhoram! Porque tarefa dada não é pensada e impossível de ser cumprida democraticamente. Seja participativa e analítica, sempre!
Aaaah essa nova geração de mulheres... 

Beijãooo da Tá!!!

Comentários