ARTES

O termo ARTES, é bem popular e corriqueiro na cultura ocidental, já entre os indígenas o termo não é elaborado, eles não possuem uma ideia de vida privada e nesse sentido não separam a produção artística da vida comum e eu gostaria de contribuir falando bastante sobre esses pontos em outro momento. A grande questão sobre o tema O QUE É ARTE?, é o verdadeiro sentido das grandes instituições, mas nesse primeiro momento as artes e a cultura como um todo precisam de debates não tão complexos. Esse é o grande espaço de interação artística do nosso blog e aqui queremos compartilhar muitas imersões, fotos, vídeos, textos, conceitos e tendências.

O desafio das artes é sempre o de se transpor e navegar entre o insurgente, subversivo e os clássicos. 
Não podemos conversar sobre arte sem a noção de que existe uma expressão de linguagem bem singular aos fazedores de artes como por exemplo as palavras que as pessoas comuns que "não tem tempo" e dinheiro para se envolver com atividades culturais, desconhecem. Com essa constatação logo podemos ajudar muita gente a entender os termos.

Por exemplo, a arte e a cultura nordestina são de características marcantes e invadem todo o território nacional, aquecem a economia através da rica gastronomia e vestuário, mas quem não fica boiando quando eles falam rápido ou falam de uma festa local, etc? Xequerê, Bongô, Bodoso e tantas palavras próprias do dialeto nordestino. Você sabia que existe o dicionário baiano? Pois é, assim como o dicionário gaúcho, e genteee, tem até o dicionário piracicabano e caipiracicabano. Muito legal, isso tudo faz parte da cultura popular brasileira que se conflui as artes.

Alguns termos artísticos:




Comentários